AESabesp apoiou a Caminhada pela Conscientização sobre o Autismo O evento reuniu cerca de 10 mil participantes em pleno domingo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A AESabesp apoiou a Caminhada pela Conscientização sobre o Autismo, realizada em 07 de abril, com partida da sede da AESabesp/ Associação Sabesp, na 13 de Maio, percurso pela Av. Paulista/ Brigadeiro Luiz Antonio e chegada à Praça Alexandre Gusmão.

Por meio de sua diretoria socioambiental, liderada por Márcia Nunes, também focada em atividades comunitárias, a AESabesp contribuiu com recursos para faixas, banners, balões e cataventos azuis. A ação ainda teve apoio da Associação Sabesp, da Darks Seguros  e da Sabesp, que distribuiu água e disponibilizou o seu grupo de voluntariado, liderado pela assessora da Presidência, Erika Santanna.

Esse evento, encampado por instituições vinculadas à causa, como a Inspirare (liderada por Simone Ali Cher) dobrou seu tamanho em ano, reunindo cerca de 10.000 pessoas, um público bem acima do esperado, posto que no ano passado foram computados 5000 participantes.

A participação de entidades de toda Grande São Paulo e dos meios de comunicação também foi intensa nessa Caminhada, que contou com chamadas na TV Cultura, TV Gazeta, várias rádios de São Paulo e cobertura do Programa Profissão Repórter, da Rede Globo.

De acordo com os organizadores, o principal motivo pela alta concentração de pessoas, em pleno domingo, é a necessidade de dar voz  à busca de direitos de indivíduos com espectro autista e as suas famílias vêem nessa manifestação uma oportunidade de mostrar a sua realidade para todos na rua, amparadas por um movimento crescente.

Outra causa, muito significativa, é que  a prevalência de autismo vem subindo ano a ano. Dados da Organização Mundial da Saúde atestam que subiu de 1 caso em 150 crianças em 2000-2002, para 1 em 68 crianças durante 2010-2012 e 1 em 59 crianças em 2014, ou seja, mais do que duplicou no período de 12 anos. Hoje, índices apontam 1 caso entre 55 a 58 crianças.

Quando se fala em autismo, a referência maior é a criança, tanto que há 20 anos, as famílias recebiam um diagnóstico de “autismo infantil”, mas trata-se de um distúrbio que acompanha o cidadão pela vida inteira.

Além do autismo, houve um crescente aumento em outras deficiências. Os índices nacionais apontam que em cada grupo de 5 pessoas, ao menos 1 porta uma deficiência intelectual ou física, moderada ou grave; portanto falamos de 20% da população mundial.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.