Simpósio sobre Automação em Saneamento tem recorde de público

A Sabesp, por meio da Diretoria de Tecnologia, Empreendimento e Meio Ambiente – T realizou no dia 19/03, no Espaço Vida do Complexo Ponte Pequena, a 5ª edição do Simpósio ISA/ Sabesp de Automação em Saneamento. O evento, que com apoio da AESabesp, teve um aumento de 15% no público participante(ao todo, foram 406), demonstrando que o tema tem despertado interesse cada vez maior entre os profissionais do setor. O evento também contou com a participação de representantes da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais – AESBE.

A abertura e algumas das palestras apresentadas, assim como o encerramento, tiveram transmissão simultânea do auditório Pau Brasil para o auditório Sibipiruna. Além das preleções, durante os intervalos, o público pode visitar uma exposição com os últimos lançamentos do mercado de automação voltada a soluções para o saneamento que aconteceu paralelamente ao evento. Entre as empresas expositoras, marcaram presença:a ABB, ARO, Endress+Hauser, Ladder, Novus, Schneider Electric, WAGO, WisePlant e Yokogawa.

A cerimônia de abertura contou com os pronunciamentos de Ubiratan Pereira da Silva, Secretário Executivo da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – AESBE; Carlos Paiola, vice-presidente do Conselho Fiscal da Associação Internacional de Automação – ISA – Seção São Paulo, que na ocasião representou o presidente da instituição, Júlio Takai e Edison Airoldi, diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente – T.

Cristina Knörik Zuffo, superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Automação da Sabesp (TX) foi uma das palestrantes. Sua apresentação teve como tema a “Entrada de Novas Tecnologias na Sabesp”. Outro destaque foi a apresentação de William Franco, gerente de Engenharia da Indústria na Natura que trouxe como tema de sua apresentação “Aplicações de Tecnologia Habilitadoras da Indústria 4.0”.

O encerramento teve os pronunciamentos de James Galvane Júnior, gerente do Departamento de Engenharia da Operação – TOE, que agradeceu àqueles que estiveram direta ou indiretamente envolvidos com a produção do evento, bem como, ao público presente; e Ana Cristina, vice-presidente da ISA – Distrito 4 que contou um pouco da história da ISA que completa 30 anos em 2019 e também agradeceu a parceria com a Sabesp.

Colaboração: Polo de Comunicação da Sabesp/T (Ednaldo Sandim)