A AESabesp participou da  I Reunião Técnica de Epidemiologia

A “I Reunião Técnica de Epidemiologia Ambiental, Saneamento Ambiental e Carga Global de Doenças do Saneamento” foi realizada pela ABES-SP , em 03 de junho.

O evento contou com o apoio da AESabesp e de demais entidades do setor. As abordagens foram voltadas para os estudos epidemiológicos, apresentados por representantes de instituições técnicas e acadêmicas, inclusive com discussões sobre dados de surtos do sistema de informações em saúde – DataSus.

Após a abertura do evento, conduzida pela diretora da ABES, Roseane Lopes de Souza, foi constituída a Mesa Redonda: “Epidemiologia ambiental e saneamento ambiental”, integrada por Viviana Borges, presidente da AESabesp;  Francisca Adalgisa da Silva, presidente da APU, e  Telma de Cassia dos Santos Nery, médica sanitarista e do trabalho, representante do ISEE/CAP.

 

 

 

 

 

Na oportunidade, a presidente da AESabesp, Viviana Borges, destacou a importância do tema, principalmente para o Brasil, que é um de dimensões continentais e de grandes diferenças regionais. “Nossa associação trabalha em busca da universalização do saneamento. Pensando de uma forma sustentável, temos um contraste até em nosso estado de São Paulo – um dos mais riscos do País – vivendo com um surto de dengue, com alto índice de óbitos derivados de uma doença que deveria ser coisa do passado. É importante discutir, dar apoio para essas discussões técnicas e aprofundar nos índices e decidir quais ações serão tomadas para a melhoria da qualidade de vida de toda a população”.

Também presente ao evento, o  diretor Cultural da AEsabesp, Olavo Sachs, divulgou e convidou os presentes para participarem do 30º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2019,  que em sua edição especial de 30 anos trará discussões relevantes para a Universalização do Saneamento, além de novas metodologias e emprego de tecnologias avançadas para a otimização do setor.

Fonte de dados e imagens: Assessoria de Comunicação da ABES-SP