Ambientalmente falando, quais as consequências positivas do covid-19?

Poderia um vírus tão devastador trazer algo de bom para a humidade? Acredite ou não as melhorias trazidas pelo coronavírus existem e não são poucas. Claro que o impacto na saúde humana é tanto que muitas delas ficam de fora dos nossos olhares, mas sempre há uma luz no fim do túnel, afinal a redução do impacto ambiental vinda pelo Covid-19 pode ser muito boa para a nossa saúde mesmo a curto prazo.

Aqui no Qualquer Latitude nós suspendemos os posts de viagem por um tempo e estamos focando no apoio psicológico para intercambistas e moradores de fora do país ou que estavam indo viajar. Ontem, tivemos a primeira live bate-papo no Instagram e algo que a nossa psicóloga convidada falou é tentarmos “virar a chave” e agir diferente diante da situação tentando não cair no vitimismo. Como estudante de engenharia ambiental, identificar as melhorias trazidas pelo coronavírus são até que fáceis, então resolvi organizar um post sobre elas, afinal, quem sabe este caso do corona não vá nos ajudar bastante?

1. Diminuição do índices de poluição atmosférica

Não só o famoso dióxido de carbono (CO2) tem diminuído, mas os índices de poluentes atmosféricos vindos principalmente da queima de combustíveis fósseis (como gasolina, diesel) estão despencando mundo afora. Essa é uma das melhorias trazidas pelo coronavírus favorável para a Terra. Mas como isso acontece? Por exemplo, com a diminuição das atividades industriais causadas pelo fato de que os trabalhadores devem ficar mais tempo em casa para se proteger do vírus, menos se produz e menos se emite. Além disso, como muitos ficam em casa, o uso de automóveis, ônibus ou até mesmo barcos, navios e aviões diminui MUITO. Sendo esses últimos os principais emissores de gases de efeito estufa, servir-se menos deles diminui a quantidade de gases emitidos drasticamente.

Como podemos comprovar essas afirmações? Abaixo uma representação da nuvem de poluentes na China antes e depois do boom da doença nas regiões industriais chinesas.

2. Diminuição da atividade humana

Ok, essa tem partes boas e partes ruins. Claro, se diminuímos nossas ações pelo mundo, produzimos menos, economias não saem bem e várias outras diversas consequências. Porém, temos melhorias trazidas pelo coronavírus nesse aspecto também. Por essa diminuição pudemos observar em Veneza, na Itália, águas cristalinas, diversos peixes e cisnes passeando pelos canais.

Já na Tailândia, os macacos invadem ruas procurando comida. Visto que os turistas estão mais raros na região, é melhor a oferta de comida, então esses macacos se viram como podem.

Crédito: Reprodução/Twitter
Crédito: Reprodução/Twitter

Existem outros diversos ocorridos impressionantes, porém já garanto que a despoluição do Rio Tietê em São Paulo é, infelizmente, fake news. E a probabilidade de ocorrer de forma natural assim é mínima.

3. Valorização dos profissionais da saúde

É triste saber que num mundo paga-se mais (muito mais) para um jogador de futebol que para, muitas vezes, um grupo inteiro de médicos. Esse foco na mídia valoriza os verdadeiros heróis do mundo, muitos que até perderam a vida para dar uma melhor a seus pacientes. Por isso, essa é para mim a melhor entre as melhorias trazidas pelo coronavírus.

4. Desenvolvimento de uma onda de solidariedade mundial

No caso do Qualquer Latitude e com a ajuda da psicóloga Priscila Conte, criamos uma rede de apoio psicológico a intercambistas e familiares afetados pelo coronavírus de maneira direta ou indireta. Mas a solidariedade tem vindo de todos, a incluir grandes empresas:

  • A Ambev decidiu usar o álcool destinado usualmente à produção de cerveja para fazer e doar em hospitais álcool em gel!
Image result for ambev alcool gel
  • Diversas empresas liberaram seu conteúdo ou aumentaram descontos, por exemplo, a Amazon liberou o acesso a diversos ebooks gratuitos pelo Kindle;
  • E muito mais, mas isso você fica ligado aqui no Qualquer Latitude que faremos outro post destinado apenas a isso!

Viu só como o Covid-19 não é só devastação? O impacto ambiental do Covid-19 pode ser positivo em muitos casos. Algumas das melhorias trazidas pelo coronavírus estão aí para mostrar que essa crise vai passar e precisamos nos manter positivos durante esses tempos mais difíceis.

E por último, mas não menos importante: FIQUEM EM CASA #fiquememcasa

Texto originalmente publicado no blog Qualquer latitude