AESabesp Online: Momentos de Tecnologia com Nortech fala sobre perdas por vazamentos e redução no consumo de energia elétrica

O palestrante foi Adriano Camino, diretor da empresa. A transmissão foi moderada por Patricia de Fatima Goularth, coordenadora do Polo AESabesp Costa Carvalho.

A Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp realizou, nesta quarta, 9 de setembro, mais um evento online “Momentos de Tecnologia”. A transmissão foi moderada por Patricia de Fatima Goularth, coordenadora do Polo AESabesp Costa Carvalho, com palestra de Adriano Camino, diretor da empresa Nortech.

na oportunidade, Camino ministrou duas palestras: “Tecnologias inovadoras como Inteligência Artificial para o combate a perdas por vazamentos não aparentes” e “Otimização das estações de bombeamento visando uma redução no consumo de energia elétrica entre 6 e 48%”.

No início, o palestrante apresentou a Nortech, que atua nos mercados de gás, petróleo e saneamento. Ele explicou que a Nortech se associou a diversas empresas internacionais para trazer as melhores tecnologias da engenharia para o Brasil.

O engenheiro discorreu sobre otimização das elevatórias, inteligência artificial, sensores e mapeamento, inspeção de adutores para o controle de perdas de água e otimização de bombas.

Adriano Camino falou sobre otimização das elevatórias, sensores e mapeamento, inspeção de adutores para o controle de perdas de água e otimização de bombas.

Ele apresentou as tecnologias de inteligência artificial e radar para detectar vazamentos a curta e longa distância. A tecnologia de inteligência artificial, segundo o palestrante, faz um mapeamento que ajuda a encontrar vazamentos e a prever falhas.

Já a tecnologia radar possui sensores que usam o micro-ondas e a frequência. Adriano Camino esclareceu que é possível obter as imagens em qualquer condição climática ou período, a tecnologia ainda penetra no solo da terra. Ainda de acordo com o diretor das Nortech, os algoritmos conseguem detectar a água tratada no solo em função da concentração de salinidade. Sua precisão é de 90%. A tecnologia está presente em 350 projetos, em 45 países, e já encontrou 21.500 vazamentos.

Para assistir ou ver novamente a palestra na íntegra, basta clicar aqui.  

O webinar integrou a série de eventos online promovidos pela AESabesp. Assim, a associação dá continuidade às atividades neste período de enfrentamento à covid-19, com o objetivo de discutir temas do saneamento, meio ambiente e inovação.

Fique atento aos nossos próximos eventos Momentos de Tecnologia Online (clique aqui)

Recado importante aos profissionais aposentados da Sabesp

Você sabia que, ao continuar como associado da AESabesp, além de todos os benefícios já conhecidos, você também poderá ser remunerado por serviços prestados às comunidades por meio de projetos socioambientais, consultorias ou cursos e treinamentos, no âmbito do saneamento ambiental? Para saber mais, escreva para aesabesp@aesabesp.org.br