A Carteira de Projetos da AESabesp tem por objetivo a captação de ideias que atendam as necessidades do mercado e que sejam econômica e socialmente viáveis.

A condução é feita pela figura do especialista que na verdade é o próprio idealizador do projeto. Dessa forma, incentiva-se o desenvolvimento de competências como liderança e trabalho em equipe, inclusive entre jovens profissionais, recém-formados, estagiários, voluntários e pessoas portadoras de necessidades especiais.

PROJETO ECOEVENTUS AESABESP

Eventos realizados de forma sustentável

Voltado à conscientização e sensibilização dos participantes e organizadores de eventos, tais como: feira de negócios, atividades esportivas e sociais, etc., o projeto incentiva a mudança de hábitos e a aplicação prática dos conceitos da Educação Ambiental. As ações desenvolvidas são planejadas com o intuito de diminuir a geração de resíduo e otimizar os insumos utilizados nos eventos (papel, água, energia elétrica, alimentação, óleo e transporte). Durante o evento os participantes são incentivados a reduzir a utilização de materiais e produtos provenientes de fontes não renováveis. Os resíduos gerados são segregados com destinação ambientalmente adequada. As ações implantadas são contabilizadas e ao término do projeto ocorre o plantio compensatório de mudas em áreas monitoradas, assegurando o atingimento da fase adulta.

Objetivos
Sensibilizar e conscientizar visitantes, congressistas, palestrantes, fornecedores e a toda equipe operacional envolvida sobre a necessidade de atitudes sustentáveis para redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs).

PROJETO PURA – BAIXADA SANTISTA

Eventos realizados de forma sustentável

O Programa de Uso Racional da Água (PURA), contribui para a conscientização ambiental, por meio de palestras e atividades interativas direcionadas a públicos de todas as idades. Além disso, é feita inspeção estrutural nas instalações públicas com levantamento de melhorias para os prédios, como troca de equipamentos que potencializam a economia de água (como torneiras temporizadas e caixas sanitárias acopladas), pequenos reparos internos, entre outros.

NÚCLEO ASSOCIATIVO DE PAIS E AMIGOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Inclusão e responsabilidade social

Focado no bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual o projeto prevê a criação de um núcleo de apoio familiar com atividades de conscientização e profissionalizantes.

Tem no convívio social um de seus pilares, incentivando a participação de pais, amigos e parentes.

Objetivos
Promover cursos de capacitação profissional e momentos de lazer em família, propiciando a inclusão social e no mercado de trabalho, estimulando a aceitação da pessoa com deficiência na sociedade, por meio de atividades culturais, esportivas entre outros.

PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DA MEMÓRIA DO SANEAMENTO

(Acervo Engenheiro e Sanitarista, Armando Fonzari Pera)
Aprendendo com a preservação do passado

Resgate, organização e conservação de documentos de natureza arquivística, em qualquer suporte, que registrem a memória do saneamento e que farão parte do Núcleo de Memória da Sabesp.

O trabalho teve inicio com o acervo pessoal do engenheiro e sanitarista, Armando Fonzari Pêra que é considerado um dos maiores ícones do saneamento nacional. Foi realizado um levantamento histórico que permitiu o acesso a documentos, registros, fotos, mapas, plantas de estações de tratamento, croquis de época sobre saneamento, além de equipamentos, vidrarias, publicações e correspondências. O acervo conduz o visitante do núcleo por 60 anos de história do Saneamento no Estado de São Paulo. O conjunto preservado deverá ser utilizado na formação de um museu de memórias.

Objetivos
Propor ações permanentes que visem disponibilizar os documentos e informações do acervo e difundir a memória do Saneamento, ressaltando sua relevância no âmbito das comunidades locais.

TREINAMENTOS E CURSOS

Desenvolvendo competências

Além da Carteira de Projetos e do Cadastro de Especialistas, a Diretoria Sociambiental da AESabesp organiza diversos cursos e workshops voltados à capacitação, ao aprimoramento profissional e ao desenvolvimento pessoal. Os treinamentos são realizados na sede da AESabesp, em seus polos ou in Company.

Entre os cursos ministrados, destacam-se o de Gestão de Projetos e o de Perícia Ambiental.

TOMADOR DE RECURSO FEHIDRO PROGRAMA DE USO RACIONAL

Desenvolvendo competências

Agente  Tomador de Recursos não reembolsáveis junto ao Fundo Estadual de  Recursos Hídricos – FEHIDRO, através de TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA em  Parceria com a SABESP – Unidade de Negócio da Baixada Santista – RS  para PROGRAMA DE USO RACIONAL – PURA, para aquisição de Equipamentos  Simuladores de Uso Racional da Água – PURAMÓVEL, Revista para público  infantil, folders para público adulto e redutores de vazão para serem  distribuídos para o público nas palestras realizadas.

RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DA NATUREZA

Quando a natureza prospera, nós prosperamos. Somos seres habitantes de uma mesma casa, o planeta Terra; fazemos parte de uma mesma comunidade que compreende além dos seres humanos, todos os demais seres animados e mesmo as coisas aparentemente sem vida, como a própria Terra e a terra. Com a MAPAS em parceria com a AESabesp você poderá fazer parte desta teia mundial de pessoas e organizações que estão tecendo um novo modo de viver em harmonia com a Natureza, com respeito aos Direitos da Natureza.