Home

AESabesp apoiou a Caminhada pela Conscientização sobre o Autismo PDF Imprimir E-mail
Sex, 13 de Abril de 2018 09:40

A AESabesp apoiou a Caminhada pela Conscientização sobre o Autismo, realizada em 08 de abril, com partida da sede da AESabesp/ Associação Sabesp, na 13 de Maio, percurso pela Av. Paulista e chegada ao prédio da FIESP, com um recursos para faixas, banners, balões e cataventos azuis e distribuição de bonés da Porto Seguro. A ação também teve apoio da Associação Sabesp e da Sabesp, que distribuiu água, squezes e gibis educativos.

Na ocasião, a AESabesp foi representada pela sua Diretora Social, eng. Viviana Borges, que interagiu com os presentes e declarou total apoio pessoal à iniciativa.

Essa Caminhada, encampada por instituições vinculadas à causa, como a Inspirare (liderada por Simone Ali Cher) e o Grupo de Apoio a Pais e Familiares de Autistas (liderado por Mariana Alckmin), reuniu cerca de 5.000 pessoas, em torno dessa importante questão. De acordo com os organizadores, o principal motivo pela alta concentração de participantes, em pleno domingo, é que o número de indivíduos com espectro autista cresceu consideravelmente.

Como exemplo, integrantes atestam que há cerca de 20 anos, a escala era de 4 autistas para cada 10.000 pessoas. Hoje é de 1 para 68 pessoas (dados da ONU). Há 20 ou 30 anos era muito incomum alguém conhecer um autista. Hoje quase todas as pessoas conhecem alguém que tenha um caso de autismo em suas famílias. Não se sabe as razões científicas para o aumento dessa proporção, numa ordem quase epidêmica, mas os fatores genéticos e fontes poluidoras são os maiores indicativos.

Além do autismo, houve um crescente aumento em outras deficiências. Os índices nacionais apontam que em cada grupo de 5 pessoas, ao menos 1 porta uma deficiência intelectual ou física, moderada ou grave; portanto falamos de 20% da população mundial.

Sensibilizada com a essa configuração, a AESabesp cadastrou em sua Diretoria de Projetos Socioambientais, um Projeto de Criação de um Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (extensivo a Pais, Familiares, Cuidadores, Amigos e Simpatizantes da Causa), de autoria da jornalista Maria Lúcia Andrade. O presidente da AESabesp, Olavo Sachs, manifestou interesse de o mesmo deva ser iniciado ainda nessa gestão 2016-2018.

 

Associação dos Engenheiros da Sabesp
Rua Treze de Maio, 1642 - Bela Vista
01327-002 - São Paulo - SP
Tel: 11 3263 0484 | Fax: 11 3141 9041
aesabesp@aesabesp.org.br