Home

Curso de Inspeção e Segurança em Barragens PDF Imprimir E-mail
Seg, 15 de Maio de 2017 10:54

bol150417e

No período de 22 a 26 de maio, a AESabesp, por meio de sua diretoria Cultural, conduzida por Maria Aparecida Silva de Paula, e em parceria com a ABES e a ASEC, realizará esse curso, com o Prof. Carlos Henrique de de Almeida Couto Medeiros (*), mediante o preenchimento de 25 vagas. A sua carga horária é de 40 horas e será necessário que os participantes tragam os seus notebooks, por que será distribuído um CD de acompanhamento.

O seu foco estará voltado para a necessidade de capacitação na área de segurança de barragens, face ao número expressivo de estruturas de barramentos existentes de valor estratégico para o atendimento da demanda de água no estado de São Paulo, compreendendo aspectos relacionados à adequação operacional; regulamentação; documentação; acompanhamento; fiscalização; mitigação de riscos e capacitação profissional sobre o tema e demais legislações específicas, caso necessário.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Diretrizes, Legislação e Regulamentação de Segurança de Barragens,
  • Plano de Segurança de Barragens
  • Metodologias de Inspeções de barragens (de terra e concreto) e revisões periódicas de segurança
  • Avaliação das condições de segurança das estruturas, diagnóstico e identificação dos fatores de risco;
  • Identificação visual de anomalias, deteriorações e acidentes em barragens,
  • Plano de Ação Emergencial – PAE,
  • Sistemas de instrumentação e avaliação de desempenho de barragens,
  • Relatórios Técnicos de Auditoria de Barragem,
  • Formulação e implantação de sistemas de gestão de riscos.

(*) Carlos Henrique de Almeida Couto Medeiros possui doutorado em Geotechnical Enginnering - University Of Newcastle Upon Tyne;  mestrado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (1981) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1975). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana; sócio gerente - Geo Engenharia Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Obras de Terra e Enrocamento, atuando principalmente nos seguintes temas: barragens, segurança, meio ambiente, recursos hídricos e análise de risco.

Mais informações podem ser obtidas na AESabesp, pelo e-mail   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou tel. (011) 3263-0484, com Tamires Guilherme.

 

Associação dos Engenheiros da Sabesp
Rua Treze de Maio, 1642 - Bela Vista
01327-002 - São Paulo - SP
Tel: 11 3263 0484 | Fax: 11 3141 9041
aesabesp@aesabesp.org.br