Home

Calendário Socioambiental PDF Imprimir E-mail

Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro

 

Janeiro

31 Dia do Engenheiro AmbientalFoi em 31 de Janeiro de 1997, com a formatura dos primeiros Engenheiros Ambientais, no Tocantins, aberto o caminho para uma nova especialização técnica consonante com as demandas da sociedade brasileira.

1 Dia Mundial da Paz/Confraternização UniversalEsse dia foi criado em 1968, pelo Papa Paulo VI, para que fosse celebrado pelos verdadeiros amigos da Paz, independente de credo, raça, posição social ou econômica.
9 Dia do Astronauta
11 Dia do Controle da Poluição por AgrotóxicosData da aprovação do Decreto Federal Nº 98.816, que regulamentou primeiramente a Lei dos Agrotóxicos.


Fevereiro

2 Dia Mundial das Zonas ÚmidasA data é comemorada todo ano, desde 1997, em homenagem ao dia da adoção da Convenção de Ramsar sobre Zonas Úmidas: 2 de fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar.
6 Dia do Agente de Defesa AmbientalNo dia 06 de fevereiro é comemorado o dia do Agente de Defesa Ambiental. Todas as pessoas, que de alguma forma, protegem o meio ambiente, podem ser considerados Agentes Ambientais.
22 Dia da Criação do IBAMADia 22 de Fevereiro de 1989 pela lei 7.735 foi criado o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. É o órgão responsável pela preservação da fauna e da flora brasileira possibilitando ao Brasil o controle e a fiscalização de seus recursos naturais em busca do crescimento sustentável.


Março

8 Dia Internacional da MulherEm 8 de março de 1857, tecelãs de Nova York realizaram uma marcha por melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária e igualdade de direitos. Na época, a jornada de trabalho feminino chegava a 16 horas diárias, com salários até 60% menores que os dos homens.

1 Dia do Turismo EcológicoO Turismo Ecológico é um segmento do Turismo, que está intimamente ligado à natureza. É conhecido também como Ecoturismo e tem sido considerado como o ramo de atividade que mais tem crescido no mundo.
14 Dia Mundial de Luta dos Atingidos por BarragensData de realização do I Congresso dos atingidos por Barragens de todo o Brasil - em março de 1991
21 Início do Outono
21 Dia Florestal Mundial No ano de 1872, no estado de Nebraska (EUA), o jornalista e agricultor Julius Sterling Morton mobilizou a população local para dedicarem um dia em homenagem à arvore e cada pessoa dói instruída a plantar uma muda para diminuir a escassez de algumas espécies (que já acontecia naquela época, em pleno séc. XIX)
22 Dia internacional da ÁguaO Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 22 de fevereiro de 1933, declarando que o dia 22 de março de cada ano como sendo a data o Dia Mundial das Águas. Um dia destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. Somente cerca de 0,008% do total da água do nosso planeta é potável (própria para consumo).
23 Dia internacional da MeteorologiaO dia 14 de outubro foi oficialmente escolhido como o “Dia do Meteorologista” porque nesta data, em 1980, foi promulgada a lei que regulamentou a profissão de meteorologista.
24 Aniversário de criação da Secretaria do Meio Ambiente (1986)Data da criação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, no ano de 1986.


Abril

7 Dia Mundial da SaúdeO Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.
15 Dia Nacional da Conservação do SoloA Lei n° 7.876, de 13 de novembro de 1989, institui o Dia Nacional da Conservação do Solo a ser comemorado, em todo o País, no dia 15 de abril de cada ano. Este dia é dedicado para reflexão sobre a conservação dos solos e sobre a necessidade de utilizarmos corretamente este recurso natural e, assim, viabilizarmos a manutenção e mesmo melhoria de sua capacidade produtiva, única forma de aumentarmos de forma sustentável a produção de alimentos, sem degradação ambiental.
19 Dia do ÍndioEm 1940, durante o 1° Congresso indigenista Interamericano em Patzcuaro, México, instituiu que seria adotado o dia 19 de abril para comemorar o Dia do Índio, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Indigenista. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.
22 Dia do Planeta TerraA data foi criada nos Estados Unidos por Gaylord Nelson, senador e ativista ambiental. Além de criar a data, o senador lutou pela divulgação e promoção dos objetivos desta data. A data foi criada com o propósito de abrir discussões em todo mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Além disso, tinha como objetivo criar uma consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais, desmatamentos e outros problemas que ameaçam a vida em nosso planeta.
23 Dia do EscoteiroDia 23 de abril é o dia de São Jorge, patrono dos escoteiros por escolha do próprio Fundador do Movimento, Robert Baden-Powell. Esta data passou a ser reconhecida, em todo o mundo, como o Dia do Escoteiro.
28 Dia nacional da CaatingaInstituído através de decreto presidencial, de 20 de agosto de 2003, o 28 de abril foi escolhido em homenagem ao primeiro ecólogo do Nordeste brasileiro e pioneiro em estudos da caatinga, o professor João Vasconcelos Sobrinho.
28 Dia da EducaçãoData da Cúpula Mundial de Educação realizada em 2000, em Dakar, o Dia da Educação marca o compromisso de se alcançar os objetivos e as metas do Educação Para Todos (EPT) para cada cidadão e cada sociedade.


Maio

3 Dia do SoloA data celebra a importância do solo como componente fundamental da natureza e parte vital do bem estar humano, pela sua contribuição para a alimentação e fornecimento de água, assim como mitigador da perda de biodiversidade e mudança climática.
3 Dia do Pau-BrasilA Lei nº 6.607, de 07 de dezembro de 1978, declara o pau-brasil como Árvore Nacional e o dia 03 de maio como o Dia do pau-brasil.
5 Dia do Campo
8 Dia Mundial das Aves MigratóriasO dia Mundial das Aves Migratórias iniciou-se em 2006, e ocorre no segundo final de semana do mês de maio. Trata-se de uma iniciativa de sensibilização a nível mundial que pretende promover a conservação das aves migratórias e dos seus habitats.
13 Dia do ZootecnistaNo dia 13 de maio de 1966 deu-se a aula inaugural do primeiro curso superior de Zootecnia instalado no Brasil, daí remonta a data comemorativa do dia do zootecnista. Há 40 anos, através da Lei 5550 de 04 de dezembro de 1968, a atuação deste profissional foi regulamentada.
16 Dia do GariDia 16 de maio é comemorado o dia do GARI, profissionais da limpeza pública que prestam importantíssima contribuição para a nossa sobrevivência. O nome profissional de GARI é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, primeira pessoa a assinar um contrato de Limpeza pública com o Ministério Imperial.
18 Dia das Raças Indígenas da América
22 Dia Internacional da BiodiversidadeO Dia Internacional da Biodiversidade foi instituído pela UNESCO com o objetivo de promover o conhecimento sobre a biodiversidade e alertar para os problemas a ela associados como as alterações climáticas, as rápidas mudanças nos diferentes habitats e as conseqüentes modificações nas taxas de reprodução animal e no crescimento das plantas ou, em casos extremos, o desaparecimento de inúmeras espécies de fauna e flora.
22 Dia do Apicultor
25 Dia do Trabalhador Rural
27 Dia da Mata AtlânticaA data escolhida para o Dia Nacional da Mara Atlântica faz referência a 27 de maio de 1560, dia em que o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais.
29 Dia do Geógrafo
30 Dia do Geólogo


Junho

31/5 a 05/6 Semana Nacional do Meio AmbienteAtravés do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente, em referencia ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.
5 Dia internacional do Meio AmbienteA data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.
5 Dia da Ecologia
8 Dia dos OceanosEm 1992 durante a conferência RIO 92 foi estabelecida a data de 8 de Junho como o Dia dos Oceanos. Em 1994 a comunidade internacional deu um passo importante para a proteção dos oceanos, particularmente através de um decreto oficial da Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar.
8 Dia do Citricultor
17 Dia Mundial de Combate à DesertificaçãoEm 1994 a Assenbleia Geral da ONU proclamou que o dia 17 de julho ficaria marcado como o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. Este dia foi aprovado para que aumentasse a sensibilização da opinião pública sobre a necessidade de promover a cooperação internacional no combate à desertificação e aos efeitos da seca.
21 Início do Inverno
23 Dia do Lavrador
29 Dia do Pescador


Julho

2 Dia Nacional do Bombeiro
8 Dia Nacional da CiênciaCriado pela Lei 10.221, de 18 de abril de 2001, o Dia Nacional da Ciência passou a ser celebrado em 8 de julho. Mais do que criar uma data comemorativa, o decreto presidencial tinha um único, mas grande objetivo: incentivar a divulgação do papel estratégico da Ciência, da Tecnologia e da Informação para o desenvolvimento do Brasil.
12 Dia do Engenheiro Florestal"Conservar e saber usar" é o lema de São João Gualberto, monge italiano que se dedicou ao cultivo de bosques florestais, nos anos 995. Por causa de sua história de amor às florestas e do senso de preservação, o santo foi proclamado protetor dos Engenheiros Florestais e a data de seu falecimento, 12 de julho de 1073, eleita o Dia do Engenheiro Florestal.
13 Dia do Engenheiro SanitaristaA data foi instituída no mesmo dia em que o Departamento Nacional de Obras de Saneamento foi transformado em autarquia, por ser considerado a área "de maior importância para o desenvolvimento nacional".
17 Dia de Proteção às FlorestasNo dia 17 de julho comemora-se o Dia do Protetor das Florestas. Comemora-se também o Dia do Curupira, que é um personagem folclórico, de origem indígena, da tribo dos tupi-guaranis, que protege as florestas e habita matas e florestas do Brasil.
25 Dia do Colono
28 Dia do Agricultor


Agosto

5 Dia Nacional da SaúdeNo dia 5 de Agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde. Foi escolhida essa data em homenagem ao médico Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. Durante o período que atuou na saúde pública, Oswaldo Cruz lutou contra a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.
6 Dia de Hiroshima
9 Dia Internacional dos Povos IndígenasO Dia Internacional dos Povos Indígenas é comemorado hoje, 9 de agosto. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995, após encontros na sede da organização, em Genebra, onde grupos indígenas, marginalizados à época, se reuniam buscando garantir melhores condições de vida e os seus direitos humanos.
9 Dia Interamericano de Qualidade do ArO Dia Interamericano de Qualidade do Ar, celebrado anualmente na segunda sexta-feira do mês de agosto, é uma data destinada a conscientizar a população a respeito da contaminação atmosférica e de seus efeitos na saúde pública. Criada pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (a AIDIS), a data é celebrada simultaneamente em 32 países da América Latina e Caribe. Seu lançamento foi feito em 9 de agosto de 2002, na cidade brasileira de São Paulo, pelo presidente da entidade, Carl-Axel P. Soderberg.
11 Dia do Estudante
14 Dia do Controle da Poluição IndustrialDe acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças causadas pela poluição do ar matam, a cada ano, 2,5 milhões de pessoas no mundo. Todo tipo de degradação das características naturais do meio ambiente, sejam elas físicas, químicas ou biológicas são denominadas poluição.
27 Dia da Limpeza Urbana"O Dia da Limpeza Urbana é comemorado em 27 de Agosto e faz parte do calendário ecológico nacional. A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância de se manter as cidades limpas, independente da época. A limpeza urbana é fundamental para garantir a saúde pública.


Setembro

3 Dia do Biólogo
5 Dia Mundial da AmazôniaCom sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, a Amazônia é hoje um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade.
9 Dia do Veterinário
11 Dia Nacional do CerradoEntre repetidas promessas de um modelo de desenvolvimento sustentável, essa região estratégica para o futuro do país tem sua vegetação nativa diariamente consumida, ora pelo desmatamento, ora pelas queimadas.
16 Dia Internacional de Proteção da Camada de OzônioO Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio é comemorado em 16 de setembro por ser a data do aniversário da ratificação do Protocolo de Montreal, ocorrido em 1987.
16 Dia Internacional para a Prevenção de Desastres NaturaisEste dia foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Pretende-se com este dia o alerta e a reflexão sobre a temática dos desastres naturais, as suas formas de prevenção e mitigação, assim como de criar uma sociedade mais capacitada de os enfrentar.
18 Dia Mundial de Limpeza do LitoralA campanha Clean Up The World acontece em mais de 140 países, simbolizando uma união mundial e dedicação em prol de um mundo mais limpo e saudável para a humanidade. A ação teve início na Austrália em 1993, e em 2003 foi iniciada no Rio de Janeiro na praia de Copacabana. A cada ano a campanha se estende por outras cidades e estados do Brasil.
19 Dia Mundial pela Limpeza da ÁguaDevemos pensar no futuro e no desenvolvimento sustentável de nosso planeta, e que a água é um elemento indispensável para garantir nossas vidas. Com essa intenção foi instituido em 18 de setembro o dia Mundial da Limpeza da Água, que propõe a melhor compreensão das necessidades de preservação da qualidade e limpeza da água.
21 Dia da ÁrvoreO Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida. Esse dia está relacionado à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore, representante direta de nossa imensa riqueza natural.
21 a 26 Semana da Árvore no Sul do Brasil
22 Dia da Defesa da FaunaNo dia 22 de setembro de 2000 foi publicado no Diário Oficial o Decreto n° 3.607, que designou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) como autoridade administrativa para, efetivamente, implementar a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção, data então do início de sua vigência. Daí o Dia Nacional de Defesa da Fauna.
22 Dia Mundial “Sem Carro”Devido à preocupação relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades e também aos crescentes problemas causados pelo abuso do automóvel, vários países da União Européia lançaram a Jornada "Na Cidade Sem Meu Carro", em 22 de Setembro de 2000, um movimento por uma reforma urbana e por uma vida melhor.
23 Início da Primavera
27 Dia Mundial do Turismo


Outubro

4 a 10 Semana da Proteção à FaunaA semana da proteção à fauna é realizada entre os dias 4 a 10 de outubro. A exploração desordenada do território brasileiro é uma das principais causas de extinção de espécies. A proteção e o manejo da fauna silvestre em busca de sua conservação podem e devem ser feitos pelo Governo e a Sociedade de forma integrada no sentido de defender o que é de todos.
4 Dia dos AnimaisData em que se comemora o dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais.
4 Dia da Natureza Dia Mundial dos Animais e da Natureza, data escolhida pelo Congresso de Proteção Animal, realizado em Viena, na Áustria, para homenagear São Francisco de Assim, que morreu no dia 4 de outubro de 1226, em virtude de seu apreço a natureza e aos animais.
4 Dia do Cão
5 Dia Mundial do HabitatA preocupação com a sustentabilidade está marcando o Dia Mundial do Hábitat, celebrado na primeira segunda-feira de outubro desde 1985. À medida que aumenta a proporção da humanidade vivendo em meios urbanos, aumenta também a necessidade de reforçar a dimensão urbana de nossos esforços para reduzir a pobreza mundial e promover o desenvolvimento sustentável.
5 Dia Internacional das Aves
12 Dia do MarCerca de 71% da superfície da terra é coberta pelo mar. O mar representa uma importante fonte de alimento, emprego, energia e divisas para as nações com aberturas na costa marítima. Sendo assim, as questões relacionadas aos oceanos assumem importância fundamental para o povo brasileiro.
12 Dia do Engenheiro Agrônomo
15 Dia do ProfessorNo dia 15 de outubro de 1827 D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil.
15 Dia do Educador AmbientalO dia do educador ambiental é comemorado no mesmo dia em que se homenageiam os professores. Não é por menos. Ele é alguém que prioriza a ação efetiva do aluno no meio ambiente e que prega com ele atitudes coerentes para a harmoniosa relação ser humano-natureza.
27 Dia do Engenheiro AgrícolaA data é em comemoração aos 40 anos da Engenharia Agrícola no Brasil, que teve início na Universidade Federal de Pelotas, em 1972.


Novembro

1 Dia Nacional da Espeleologia
5 Dia da Cultura e da Ciência Em 15 de maio de 1970, a lei n° 5.579 instituiu o Dia da Cultura e da Ciência , comemorado a 5 de novembro de cada ano, como homenagem a data natalícia de figuras exponenciais das letras e das ciências, no Brasil e no mundo. A data teve inspiração o Conselheiro Rui Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849
09 Dia do UrbanismoO Dia Mundial do Urbanismo foi decretado pela "Organización Internacional del dia Mundial del Urbanismo", em Buenos Aires - Argentina, com o objetivo de repensarmos e refletirmos melhor sobre o urbanismo, bem como as reais condições de vida da população das cidades.
10 Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento Estabelecido em 2001 e celebrado no Brasil desde o ano 2005, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento é comemorado todo dia 10 de novembro. Essa data representa uma oportunidade para que se reflita sobre a função que a ciência desempenha na construção de um mundo melhor e nela pretende-se reiterar os compromissos da UNESCO.
20 Dia da Consciência Negra
23 Dia Mundial sem Compras O Dia Mundial sem Compras foi criado pelo artista de Vancouver Ted Dave e posteriormente promovido pela revista canadense Adbusters. Os participantes deste evento comprometem-se a não comprar nada durante 24 horas como um ato de demonstração do poder das pessoas diante sua condição de consumidores.
24 Dia do RioO Dia do Rio é comemorado em 24 de novembro, assim como o Dia Mundial da Água é comemorado no Dia 22 de março - estas datas foram instituídas devido a grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais.
30 Dia do Estatuto da TerraO Estatuto da Terra foi um dos primeiros códigos inteiramente elaborados pelo Governo Militar no Brasil, a Lei 4504, de 30 de novembro de 1964, foi concebida como a forma de colocar um freio nos movimentos campesinos que se multiplicavam durante o Governo João Goulart, foi feita para promover uma melhor distribuição de terra, buscando atender aos princípios de justiça social e o aumento da produtividade, hoje, ainda é considerada a lei agrária mais avançada do País.


Dezembro

05 Dia do VoluntárioO Dia Internacional do Voluntariado foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas com o objetivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.
10 Dia Universal dos Direitos HumanosEm 1950, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que em 10 de dezembro fosse celebrado anualmente o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi escolhida em memória da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela ONU, em Paris, na Assembleia Geral de 10 de dezembro de 1948.
14 Dia do Engenheiro de Pesca
10 Dia Internacional dos Povos Indígenas
11 Dia do Engenheiro / Dia do Arquiteto
15 Dia do Jardineiro
21 Início do Verão
29 Dia Mundial da BiodiversidadeO Dia Internacional da Biodiversidade foi instituído pela UNESCO com o objetivo de promover o conhecimento sobre a biodiversidade e alertar para os problemas a ela associados como as alterações climáticas, as rápidas mudanças nos diferentes habitats e as consequentes modificações nas taxas de reprodução animal e no crescimento das plantas ou, em casos extremos, o desaparecimento de inúmeras espécies de fauna e flora.
31 Dia da EsperançaTerminar o ano no dia da esperança é muito significativo. Quer dizer que encerramos um tempo, já pensando com otimismo no próximo.
 

Associação dos Engenheiros da Sabesp
Rua Treze de Maio, 1642 - Bela Vista
01327-002 - São Paulo - SP
Tel: 11 3263 0484 | Fax: 11 3141 9041
aesabesp@aesabesp.org.br