Home

A Carteira de Projetos AESabesp PDF Imprimir E-mail

Conheça os trabalhos que formam a nossa Carteira de Projetos Socioambientais

Ao apoiar um de nossos projetos, além de agregar valor à sua marca, você investe na qualidade de vida local, por meio de uma ação séria e eficaz.

Biblioteca Aprendiz

bibliotecadpsaTem a finalidade de organizar uma biblioteca e treinar aprendizes (jovens de 16 a 18 anos de idade) para auxiliar na gestão e disseminar o conhecimento adquirido, imprimindo um caráter de transformação social e sustentabilidade à proposta.

Objetivos principais
Trabalhar com população em risco social que necessitam:
Desenvolver aprendizes para contribuir no orçamento familiar;
Aplicar e disseminar o conhecimento adquirido, possibilitando a criação e o fortalecimento de um núcleo de treinamento e prestação de serviços que atenda o usuário de forma consistente, além de facilitar a sua futura inserção no mercado de trabalho.

PROJETO DOAR

doardpsaUma parceria entre as diretorias Social, Projetos Socioambientais e Marketing.

Um projeto de fomento, no qual, será viabilizado com ajuda financeira à execução de outros projetos desenvolvidos por uma instituição escolhida. Seu objetivo é captar recursos em empresas privadas, possíveis parceiros potenciais ou apenas doadores, assegurando confiabilidade e segurança. O aporte financeiro será investido e destinado para a viabilização de um determinado projeto.

Objetivos principais
Captar recursos em empresas privadas ou em possíveis parceiros potenciais, suprindo a necessidade de pedidos de auxílio financeiro de ONGs para patrocínio de projetos;
Assegurar ao doador segurança, confiabilidade e a certeza de que a sua doação irá para uma ONG e estará ajudando um projeto sério e viável.

Ecoeventus AESabesp

ecodpsaVoltado à conscientização e sensibilização de participantes de eventos, tais como: feira de negócios, atividades esportivas e sociais, com o objetivo de mudar hábitos visando o aprimoramento da aplicação de educação ambiental, que contribui com a minimização da emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEEs). As ações são desenvolvidas focando a não geração ou otimização de insumos utilizados nos eventos, na fase de planejamento, tais como: papel; água; energia elétrica; alimentação; óleo e transporte. Durante o evento são conscientizados os participantes a reduzirem a utilização dos materiais e produtos e, após o evento, é realizada a reciclagem com destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. Nesta fase são contabilizados os itens que compõem o cálculo de gás de efeito estufa. O término do projeto ocorre com o plantio de mudas em áreas monitoradas até o atingimento da fase adulta.

Objetivos principais
Promover a conscientização e educação ambiental dos visitantes, congressistas, palestrantes, fornecedores do evento e a toda equipe operacional envolvida;
Promover a disseminação dos valores de sustentabilidade junto ao público do evento (Agente multiplicador);
Mobilizar participantes de eventos a contribuir para a percepção, compreensão e participação efetiva na melhoria da qualidade de vida local.

NÚCLEO ASSOCIATIVO DE PAIS E AMIGOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

nucleodpsaTem a finalidade prevenir, tratar e promover o bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência Intelectual, por meio da formação de um núcleo de apoio e atividades formados por pais, amigos e parentes, com o envolvimento de toda a sociedade.

Objetivo principal
Promover momentos de lazer e cursos de capacitação profissional para inclusão na sociedade e no mercado de trabalho.
Promover a aceitação e integração da pessoa com deficiência em sociedade, de forma digna e produtiva por meio de atividades culturais, esportivas entre outros.

OFICINA DE EXPRESSÃO NATURAL EM VÍDEO

oficinadpsaPossibilita aos participantes estruturarem produções audiovisuais que expressem seus sentimentos ou que comuniquem de forma artística a visão sociocultural crítica. Por meio de exposições artísticas, vídeo de abertura para encontros ou debates sobre temas específicos, expressão cultural publicada nas mídias.

Objetivos principais
Encantar;
Comover e
Informar.

PASSEIO CICLÍSTICO

ciclodpsaProjeto voltado à conscientização dos participantes quanto às questões voltadas à sustentabilidade (social, econômico-financeira e ambiental), com o objetivo de incentivar uma forma alternativa saudável, sustentável e divertida de prática de transporte e lazer, além de oferecer aos participantes a oportunidade de rever conceitos que promovam o desenvolvimento sustentável, utilizando a bicicleta como meio de transporte.

Objetivos principais
Conscientizar os participantes e comunidade para a sustentabilidade (social, econômico e ambiental);
Incentivar por meio de uma forma alternativa saudável, sustentável e divertida de transporte e lazer;
Oferecer a oportunidade de rever conceitos como os que norteiam nossa relação com o ambiente a nossa volta.

PEQUENOS BOTÂNICOS

peqdpsaEstimula o empreendedorismo e o protagonismo juvenil através da conscientização ambiental e do desenvolvimento de valores humanos na comunidade escolar com base nos princípios de sustentabilidade ambiental, econômica e social a partir de práticas e experiências direcionadas para este fim. As práticas e conceitos de educação ambiental são difundidas por meio de informações sobre agricultura orgânica, pomar de nativas, coleta seletiva, aquecimento global, recuperação de áreas degradadas, escassez de recursos hídricos, proteção aos mananciais, mata atlântica e outros, de qualidade de vida (saneamento básico, áreas de lazer, transporte público, moradia, entre outros).

Objetivos principais
Elevar o patamar de consciência ambiental e de valores humanos de nossa comunidade escolar com base nos princípios de sustentabilidade ambiental, econômica e social a partir de práticas e experiências direcionadas para este fim;
Difundir práticas e conceitos de educação ambiental (informações sobre agricultura orgânica, pomar de nativas, coleta seletiva, aquecimento global, recuperação de áreas degradadas, escassez de recursos hídricos, proteção aos mananciais, mata atlântica etc.) e de qualidade de vida (saneamento básico, áreas de lazer, transporte público, moradia, entre outros) junto à comunidade escolar.

PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DA MEMÓRIA DO ENGENHEIRO E SANITARISTA, ARMANDO FONZARI PERA

preservdpsaUm projeto voltado à formação do acervo pessoal do professor, doutor e engenheiro Armando Fonzari Pera, considerado um dos maiores ícones do saneamento nacional que permite ter acesso a documentos, registros, fotos, mapas, plantas de estações de tratamento, croquis voltados ao saneamento, equipamentos, vidrarias, publicações e correspondências conduzindo o visitante do acervo ao acesso de 60 anos na história do Saneamento do Estado de São Paulo. Este material será contextualizado na realização e formação de um museu de memórias.

Objetivos principais
Recuperar documentos de natureza arquivística, em qualquer suporte, que registrem os vários aspectos da memória do conjunto, formando fundos e coleções que serão custodiados pelo Núcleo de Memória, começando com o acervo pessoal do engenheiro e sanitarista Pera.
Propor ações permanentes que visem disponibilizar os documentos e informações do acervo e difundir a memória do Saneamento, ressaltando sua relevância no âmbito das comunidades locais.

SONHO DE PRESENTE

abcdpsaCom o objetivo de realizar uma oficina para os pais com o intuito de estimulá-los a definir o que eles sonham para que seus filhos alcancem no futuro, bem como ajudá-los a escrever esses sonhos.

Por meio de um Workshop convidam-se os pais a preencher o livro “Abraço de Presente” com os sonhos que eles têm para os seus filhos, por meio de expressão de amor, com orientação e valores com visão de futuro e grandeza para os seus filhos, visando gerar um impacto positivo na formação da personalidade da criança.

Objetivos principais
A estratégia prática utilizada visa:
Levar os filhos a conhecer o que os pais sonham para eles;
Orientar pais a registrar os sonhos que podem se tornar uma diretriz para a vida da criança;
Ensinar as crianças a sonhar e fazer projeções para o futuro;
Melhorar o relacionamento entre pais e filhos;
Motivar pais a investir na educação dos filhos.

TREINAMENTOS E CURSOS

treidpsaA AESabesp possui diversos cursos e workshops voltados à capacitação e ao aprimoramento profissional e pessoal.

 

 

 

*Imagens meramente ilustrativas

 

Associação dos Engenheiros da Sabesp
Rua Treze de Maio, 1642 - Bela Vista
01327-002 - São Paulo - SP
Tel: 11 3263 0484 | Fax: 11 3141 9041
aesabesp@aesabesp.org.br