Outubro, 2018

17out(out 17)08:0019(out 19)17:00Treinamento nas Diretrizes da ABNT NBR ISO/IEC.17025:2017: Uma visão holística do Ensaio/Calibração (Copy)08:00 - 17:00 (19) Sede AESabespCategoria:Cursos AESabesp

Mais

Detalhes

A AESabesp através de sua Diretoria Cultural, realizará o curso de Treinamento nas Diretrizes da ABNT NBR ISO/IEC.17025:2017: Uma visão holística do Ensaio/Calibração, na Sede da AESabesp, que será ministrado pelo Professor Oscar Bahia Filho.

Público Alvo
Profissionais interessados em trabalhar na área de gestão de laboratórios, com formação técnica na área de química e correlata com ensaios de laboratório de ensaios químicos e mecânicos ou calibração de equipamentos de medida.

Objetivos
Este treinamento é uma atualização do Treinamento dos elementos da norma, O objetivo principal é oferecer um modelo prático teórico de um sistema de gestão da qualidade, tendo várias situações cobertas pela documentação elaborada como base de um livro de estudos de casos, ainda a ser publicado pelo facilitador do treinamento.

Carga Horária:
24 horas

Conteúdo Programático
– Modelo para Desenvolvimento, Implantação e Monitoração, pela visão da revisão 2017.
– Abordagem de rotinas de processo: Gestão, Operação e Suporte

Rotinas de Gestão: São as diretrizes relacionadas com a estratégia de condução do negócio, i.e., das atividades do laboratório.

Para Item da norma
Compromisso Imparcialidade, Confidencialidade.
Documentos Documentos, Controle de Documentos.
Operacionalidade Ação corretiva, Análise crítica pela gerência, Análise de Riscos e Oportunidades, Auditoria, Melhoria, Rastreabilidade metrológica.
Colaboradores Pessoal.
Registros do sistema Controle de registros.

 

Rotinas de Operação: São as atividades relacionadas às atividades funcionais de seu propósito fim

Para Item da norma
Instalações Instalações e Condições ambientais, Equipamentos, Estrutura.
Logística Amostragem, Manuseio da dos itens amostrados.
Dados brutos Registros.
Método ensaio/ calibração Seleção, Verificação e Validação de Métodos, Incerteza da medida, Relato dos resultados.
Validade dos resultados Garantia da validade dos resultados, Trabalho não conforme.

 

Rotinas de Suporte: São as rotinas necessárias à correta condução dos processos operacionais

Para Item da norma
Atendimento de Clientes Análise crítica de pedidos, Reclamações.
Compras Produtos e serviços providos externamente, Controle de dados e Gestão da informação

 

– Integração com outros Sistemas de Gestão aplicados aos Laboratórios – Boas Práticas de Laboratório, Produto, Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho, Qualidade Alimentar e Avaliação de Risco.

Instrutor
Professor Oscar Bahia Filho – Químico (1985), mestre (IQSC/USP-1987) e doutor em química analítica (IQSC/USP-1994)/  Instrutor de cursos de Análise Química Instrumental & Otimização e Validação de Métodos (desde 1997)/  Auditor das normas ISO 9000 (desde 1998)/  Pós doutor em Geoquímica Ambiental (IGCE/UNESP – 1999)/  Auditor ISO 14000 (registrado no EARA/UK – desde 1999)/  Consultor em Implementação de Sistema de Gestão da Qualidade (TQW Consultoria e Análises, BF& A Consultoria, Branel Int. Inc.; TS Pharma, FGV, QSP.) (desde 2000)/  Avaliador em ISO 17025 e em BPL (INMETRO –desde 2001/  Coordenador do Sistema de Homologação de Fornecedores de Matéria-Prima na Industria Farmacêutica (Branel – desde 2005).

Material do curso
Apostila

Vagas
25 vagas

Certificado de participação:
Os participantes receberão Certificado Digital de aproveitamento e participação, quando for comprovado no mínimo 70% de sua participação.

Informações:
cursos@aesabesp.org.br ou Fone: (011) 3263-0484 com Tamires Guilherme

Horário

17 (Quarta) 08:00 - 19 (Sexta) 17:00

Endereço

Sede AESabesp

Rua Treze de Maio, 1642 casa 1

X