Home

O que você poderá ver no maior evento em saneamentodas Américas PDF Imprimir E-mail
Sex, 29 de Setembro de 2017 00:00

Sob o tema "Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento”, o Congresso ABES- Fenasan 2017 -já considerado o maior evento de saneamento ambiental e meio ambiente das Américas - será realizado, no São Paulo Expo, em São Paulo - SP, nos dias 3, 4 e 5 de outubro (com solenidade de abertura no dia 02.10.2017 e visitas técnicas no dia 06.10.2017).

Essa realização é promovida pela parceria entre a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e a AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp), sendo uma das etapas preparatórias fundamentais para o Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Brasília em 2018.

Espera-se um público de cerca de 5.000 congressistas técnicos vindos de todos os estados brasileiros, para o Congresso da ABES, além de uma visitação para a Fenasan de mais de 20.000 profissionais de todo o Brasil e do exterior, com cerca de 200 expositores de equipamentos, serviços e novas tecnologias para o setor de saneamento e seus segmentos.

Nos dias 3, 4 e 5 de outubro, haverá transporte gratuito e disponível, com VANS oferecidas pela ABES e a AESabesp, em trajeto de ida e volta, das 07h30 até  às 21h00, com monitores no local para dar orientação, nas  duas Estações do Metrô de São Paulo mais próximas ao evento: Estação Conceição Linha 1-Azul (Rua do Café) e  Estação Santos-Imigrantes Linha 2-Verde (Rua Eng. Guilherme Winter).

Veja no link https://www.abesfenasan2017.com.br/expositores.php os expositores da Fenasan 2017 e no link https://www.abesfenasan2017.com.br/release-expo.php as apresentações que algumas empresas levarão para a Feira.

Estão ainda disponíveis no site http://www.abesfenasan2017.com.br/todas as informações referentes ao evento, com os dias e horários das ações, dentre as quais, destacamos:

Abertura: 02.10.2017 (Segunda-feira), às 19h00:
-Apresentação do maestro brasileiro, João Carlos Martins, acompanhado pela Camerata Bachiana.
-Participação de expoentes do setor e pronunciamento do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.
- Coquetel aos presentes
- Entrada aberta (não é necessário credenciamento). Haverá transporte gratuito no dia da abertura, 2 de outubro, das 17h30 às 19h30, saindo das Estações Conceição (Linha Azul) e Santos-Imigrantes (Linha Verde) do Metrô. Com volta do SP Expo, das 22h00 às 23h00.

1º Dia:03.10.2017 (Terça-feira)
- Palestra Magna: "A Universalização dos serviços de água e esgotos no Estado de São Paulo", com o governador de SP, Geraldo Alckmin, às 9h.
- Painel de Abertura: "Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento", com Jerson Kelman (presidente da Sabesp); Bruno Araújo (ministro das Cidades); Hélder Barbalho (ministro da Integração Nacional); Benedito Braga (secretário de Saneamento e de Recursos Hídricos do estado de São Paulo); Roberto de Oliveira Muniz (senador da República); Wellington Moreira Franco (secretário Geral da Presidência) e João Paulo Papa (deputado federal)- das 10h às 12h.
- Lançamento do Ranking ABES da Universalização do Saneamento - dia 3, às 14h, no painel da Câmara de Comunicação no Saneamento – Auditório 7
- Diversos Painéis, Palestras e Câmaras Temáticas, com abordagens voltadas às soluções sustentáveis, enfrentamento da crise hídrica, gestão de riscos, métodos não-destrutivos, comunicação no saneamento, entre outras dispostas na programação do site: https://www.abesfenasan2017.com.br/programacao.php .

2º Dia: 04.10.2017 (Quarta-feira)
- Palestra Magna: "Aterro Sanitário de Brasília e a Inclusão Social", com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, às 9h.
- Diversos Painéis, Palestras e Câmaras Temáticas, com abordagens voltadas às regularizações de áreas de ocupação; gestão e controle de perdas da água, gestão de resíduos sólidos, a utilização do biogás, entre outras dispostas na programação do site: https://www.abesfenasan2017.com.br/programacao.php .

3º Dia: 05.10.2017 (Quinta-feira)
- Palestra Magna: "Mudanças Climáticas", com o senador Jorge Viana, às 9h
- Diversos Painéis, Palestras e Câmaras Temáticas, com abordagens voltadas às tarifas e recursos fiscais; vigilância em saúde; eficiência energética, reuso de água, entre outras dispostas na programação do site: https://www.abesfenasan2017.com.br/programacao.php .
Encerramento da Fenasan 2017, com a entrega do Troféu "Prêmio AESabesp 2017" (Melhor Estande, Atendimento Técnico, Inovação Tecnológica, Destaque Fenasan, Destaque Encontro Técnico, Jovem Profissional).
Cerimônia de encerramento do Congresso, com premiação do Campeonato de Operadores e do Espaço Startup

4 º Dia: 06.10.2017 (Sexta-feira)
Serão realizadas visitas técnicas, nos seguintes locais: 
ETE ABC + Aquapolo;
ETE Barueri (Sabesp);
Sistema Cantareira – ETA-Guaraú + Elevatória Santa Inês (Sabesp);
ETA ABV + Ultrafiltração (Sabesp);
CCO- Centro de Controle Operacional da Sabesp;
“TOQ-Laboratório Análises Fisio-Quimica da Água (Sabesp);
Aterro SEMASA – Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André;
Centro Internacional de Referência em Reuso de Água – CIRRA/USP;
Laboratórios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT;
Laboratórios da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo;
CTL – Central de Tratamento de Resíduos Leste + Geração de Energia Elétrica;
Piscinões do Aricanduva – Prefeitura de São Paulo;
Barragem da Penha – Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE;
Interligação Jaguari – Atibainha (Sabesp); ETA- São Lourenço (Sabesp);
ETE Mogi Mirim;
Unidade Fabril da Pieralisi.

Mais informações sobre o descritivo das visitas e imagens dos locais estão no link: https://www.abesfenasan2017.com.br/visitas-tecnicas.php .

Espaço Startup – dias 3 e 4 de outubro
Dentro da Fenasan, o espaço dará oportunidade a jovens profissionais e estudantes de apresentarem seus projetos a experts, empresas e entidades. Apresentçaão de 40 projetos, palestras e mentoring.

Lançamentos de livros
Lançamento de 13 livros e o documentário “As Cidades e as águas” - parceria ABES e Fundação Fernando Henrique Cardoso (FHC)
http://abes-dn.org.br/?p=12714

Links úteis:
Site: https://www.abesfenasan2017.com.br/index.php
Facebook: https://www.facebook.com/abesfenasan2017/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCG1afCEAbOHcu-oXW5V5nMg

Serviço:
Congresso ABES/Fenasan 2017 - o maior encontro de Saneamento Ambiental das Américas
Promoção: ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp)
Data:  02 a 06 de outubro de 2017
Local: Centro de Convenções São  Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, Km.1.5

Assessoria de imprensa:
ABES: Ana Paula Rogers - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - tel. (11) 98493 3662
Sueli Melo - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - 11 9 8839 0380 - 
Clara Zaim - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. – (11) 9 8255 8031

AESabesp: Lúcia Andrade-  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. -tel. (11) 99542-3404

 

 

 

Associação dos Engenheiros da Sabesp
Rua Treze de Maio, 1642 - Bela Vista
01327-002 - São Paulo - SP
Tel: 11 3263 0484 | Fax: 11 3141 9041
aesabesp@aesabesp.org.br