Home

Dia 04.10 - Segundo Dia do Congresso ABES - Fenasan 2017 PDF Imprimir E-mail
Sáb, 21 de Outubro de 2017 13:02

Após a um excelente começo, os expositores da Fenasan 2017, no segundo dia, eram unânimes em reconhecer que nessa edição estava havendo mais fluxo de público que nas anteriores, inclusive com a maior participação dos Congressistas, devido à posição dos auditórios de palestras magnas e painéis estarem no mesmo piso que a Feira. Portanto, a inovação na modelagem foi bem aprovada.

Palestra com Rodrigo Rollemberg

Os trabalhos iniciaram, pela manhã, com a palestra magna do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, que anunciou que há um plano de trabalho para a recuperação da área do Lixão da Estrutural, o segundo maior lixão do mundo. Nas fotos, ele é recepcionado pelos presidentes da ABES, Roberval Tavares de Souza, e da AESabesp, Olavo Prates Sachs; e depois em palestra, com o auditório lotado.

O governador do DF informou que com o fechamento do lixão, o terreno passará a receber apenas dejetos da construção civil e terá início o plano de recuperação da área. Além disso programas sociais atendem as famílias que vivem do lixão. Até o momento o governo tem 9 cooperativas de catadores contratadas com o Distrito Federal, realizando o pagamento por tonelada de resíduo reciclável. O governo tem planos de contratar mais 20 cooperativas. Há ainda a implantação de locais para separação e triagem de materiais. "Estamos construindo 4 centros de triagem, reformando outro e mais cinco galpões serão alugados", destacou.

No entanto o processo de fechamento do lixão não tem sido um "céu de brigadeiro", conforme descreveu Rollemberg. "Esse processo tem sofrido algumas tensões, pois o lixão tem também atividades irregulares como desmanche de carros, tráfico de drogas, entre outras coisas. Também temos dificuldades com os próprios catadores, mas estamos investindo muito no diálogo, pois queremos fazer isso da forma mais harmônica possível, inserindo esses catadores no processo produtivo da forma mais adequada". Com o fechamento do lixão, os dejetos do Distrito vão ser depositados no aterro sanitário que foi inaugurado há um ano e hoje já recebe 1/3 do que é coletado. 

O presidente da AESabesp, Olavo Sachs,indagou Rollemberg sobre a demora no início deste trabalho de fechamento e a recuperação da área do lixão. Segundo o governador, o problema foi encarado como uma de suas prioridades de governo desde o início de sua gestão. "Esse lixão existe há 57 anos e está na bacia do rio Paranoá, o que de alguma forma afeta a produção de água, por isso entendemos o assunto como projeto prioritário", finalizou.  

Painel com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, e lideranças do setor:

ABES apresenta a Carta dos Sanitaristas Brasileiros

Também no segundo dia do evento, foi realizado o "Diálogo Setorial 4 – Painel dos Presidentes", quereuniu o ministro das Cidades, Bruno Araújo, e presidentes de empresas e associações para debater temas como regulação, eficiência operacional e a busca da universalização. Coordenada pelo presidente da ABES -SP, Márcio Gonçalves de Oliveira, a mesa foi composta por Jerson Kelman/ Sabesp; MounirChaowiche/Sanepar, Aparecido Hojaij/Assemae; Jalles Fontoura Siqueira/Saneago; e Tereza Vernaglia/ BRK Ambiental.

Na ocasião, o ministro Bruno Araújo destacou que “não se pode pensar em desenvolvimento no Brasil, sem melhorar o setor de saneamento, que impacta a vida das pessoas, estabelece status político. Esse é o grande desafio que temos pela frente”. E ainda ressaltou o significado do evento: “Aqui se pensa o saneamento como um todo, as inovações, governança, juntando tudo que há de mais importante desde o mais relevante, que é o impacto social na vida dos brasileiros, a uma atividade que movimenta emprego e renda no país, conciliar viabilidade de negócio com o mais importante que é a entrega dos serviços sociais, que propiciam saúde e qualidade de vida aos brasileiros”, afirmou. “Como chegar na universalização desses serviços é o grande desafio de todos nós, governo, iniciativa privada, profissionais do setor e toda a sociedade. Parabéns à entidades organizadoras".

Para o presidente da ABES-SP, Márcio Gonçalves de Oliveira, a discussão do painel foi enriquecedora. “Foram colocadas várias questões sobre o momento que vivemos e uma possível mudança na Lei 11.445. O ministro pediu para que todas as empresas e entidades se manifestem porque o Governo Federal está construindo e escutando a todos para criar uma melhor regra para o saneamento já que esta é uma necessidade clara para o Brasil”, frisou. “Ele, [Bruno Araújo] mostrou-se muito receptivo e disse que está aberto para ouvir a todos, que podem apresentar suas propostas”, disse.

Ao final do painel, o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, entregou ao ministro Bruno Araújo e aos presidentes convidados a Carta dos Sanitaristas do Brasil, um documento que reúne propostas para o setor avançar.

Espaço para trabalhos Posteres, com Plantão de Dúvidas

Uma das inovações do Congresso ABES FENASAN 2017foi a modelagem de apresentação dos trabalhos Posteres, expostos no espaço mezanino do evento, onde os autores promoviam um Plantão de Dúvidas. Para a AESabesp é a primeira vez que esta ação é desenvolvida. De acordo com a diretora cultural da entidade, Maria Aparecida Silva de Paula, o modelo foi trazido da visita à IFAT (maior feira de soluções e tecnologias sustentáveis do mundo e que será parceira da Fenasan em 2018), na edição de 2016. Participam também da coordenação da estrutura desse espaço, a conselheira da ABES e AESabesp, Mariza Prota e a assessora da ABES nacional, Katia Bella.

O presidente da AESabesp, Olavo Prates, e a diretora Maria Aparecida de Paula, na foto acima, estão com uma equipe de autores de trabalhos do Litoral Norte de São Paulo, Sabesp/ RN. Na oportunidade, também fizerammenção à imprescindível colaboração da Sabesp, que em 2017 promoveu a inscrição de todos os autores e co-autores dos trabalhos aprovados enviados pela Companhia, tanto em apresentação oral como em poster.

Lançamento de  Manual Técnico, no estande da AESabesp

Foi realizado no estande da AESabesp, o lançamento do livro “Manual Técnico para Profissionais de Estação de Tratamento de Água e Distribuição”, de autoria dos especialistas Jarbas Calheiro, Regina Mei e NizaQbar – diretor administrativo da AESabesp.

O lançamento foi feito pelo presidente da entidade, Olavo Sachs, que agradeceu a presença de todos e afirmou ter um prazer e um orgulho ao lançar este livro, durante a Fenasan 2017, com um conteúdo técnico de primeira linha,direcionado aos profissionais de saneamento. “Isso é mais que um livro, isso é o fruto de um trabalho feito com amor, conhecimento e dedicação. Esse eu recomendo!”, ressaltou Olavo.

Nizar Qbar presenteou o presidente com um livro e uma dedicatória o nomeando padrinho desse sonho e em seguida teceu algumas palavras de gratidão: “Agradeço aos aqui presentes, principalmente aos meus familiares, à Sabesp, ao amigo Olavo, à AESabesp e todos os seus funcionários por estarem comigo sempre. Demorei dois anos e meio para concluir esse livro, que foi o meu segundo livro, porém o mais difícil para se produzir. Mas foi concluído, graças à experiência vivenciada na Sabesp, em vários setores da empresa e, principalmente,na diretoria Metropolitana. Meu muito obrigado a todos!”. Ao término do lançamento, os autores iniciaram uma tarde de autógrafos.

Este manual está estruturado em 4 capítulos: Corrosão, Saneamento e processo de oxidação e desinfecção, Atendimento a acidentes e Técnicas de contenção de vazamentos. Se você se interessar pela aquisição, o investimento é de R$ 60,00 p/ associados da AESabesp e R$80,00 para não associados. Mais informações podem ser obtidos pelos e-mails: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   e   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Final do Campeonato de Operadores na Arena da Fenasan 2017

Novamente o Campeonato de Operadores do setor de Saneamento agitou a arena da Fenasan, com torcidas de todo o País. Representantes de Concessionárias Estaduais participaram do Campeonato promovido pela ABES. Já os participantes do interior de São Paulo participaram do Campeonato promovido pela Diretoria de Sistemas Regionais da Sabesp.

Resultados da ABES

Prova: Automação: Vitor Oliveira Jacome – COPASA/ Carlos Roberto da Silva – SABESP/ Leonardo Silva de Marins – CORSAN/ Derivaldo Barbosa da Silva – AEGEA
Prova: Leitura e entrega de faturas: Luiz Carlos Martins – CORSAN/ Valter Lúcio da Cruz – COPASA/ Jorge Christian S. B. Silva – AEGEA/ Vanessa Oliveira Sena – SABESP/ Júlio Cézar de Toledo Zanotto– SANEPAR
Resultados  da  Sabesp (R)
Prova: Montagem e regulagem de VRP : Josuel Pinto da Silva - RM/ Zelino Vieira - RR/ Satiro Kondo - RV
Prova: Automação : Josinei Valim – RJ/ Luís Eduardo - RG/ Alex D’Angelo de Oliveira – RN

 

 

Associação dos Engenheiros da Sabesp
Rua Treze de Maio, 1642 - Bela Vista
01327-002 - São Paulo - SP
Tel: 11 3263 0484 | Fax: 11 3141 9041
aesabesp@aesabesp.org.br