32º Prêmio AESabesp “Destaque Profissional do Ano” homenageia Edison Airoldi, Mariza Prota e Olavo Sachs

A Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp promoveu nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o 32º Prêmio AESabesp “Destaque Profissional do Ano”, que tem como objetivo reconhecer associados que se destacam pelo profissionalismo, capacitação técnica e relevante contribuição ao Setor de Saneamento brasileiro. A edição 2019 homenageou três grandes profissionais: Edison Airoldi, diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp; Mariza Guimarães Prota, membro da Comissão Organizadora do 30º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2019 e coordenadora da equipe de relatores do evento, e Olavo Alberto Prates Sachs, diretor cultural da AESabesp e do 30º Encontro Técnico.

Realizado no auditório do CRQ – Conselho Regional de Química/SP, o evento contou com a presença de profissionais da Sabesp, entre os quais o Diretor Metropolitano, Paulo Massato, o Diretor de Sistemas Regionais, Ricardo Borsari, e o Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Rui de Brito Alvares Affonso, do Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção São Paulo, Márcio Gonçalves de Oliveira, que também representou o Presidente nacional da entidade, Roberval Tavares de Souza, o vice-presidente da ABES-SP e Presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente – APECS, Luiz Roberto Gravina Pladevall, diretores, conselheiros e associados da AESabesp, além de familiares e amigos dos homenageados.

A abertura da cerimônia foi feita pela Presidente da AESabesp, Viviana Borges, que saudou os presentes e comentou sobre o cenário do saneamento no Brasil em 2019. “Tivemos um ano marcado por mudanças de governos de estratégias e novos desafios e perspectivas, nunca vi o setor tão em pauta. Muitos desafios foram lançados para todos nós técnicos e especialistas do setor, alguns já superados, outros estão se iniciando na fase de planejamento e outros estão em plena discussão, como é o caso da universalização”, destacou a engenheira.

Viviana lembrou que em diversas ocasiões, ao longo do ano, a AESabesp foi questionada sobre a solução para o setor e que, neste sentido, a entidade defende o “investimento no capital intelectual”. O setor, como ressaltou a Presidente da AESabesp, exige especialistas. “Nenhum técnico sai da universidade conhecedor do setor, é preciso muito investimento no profissional. É capital intelectual que se precisa. E isso não se desenvolve no curto prazo. É necessário experiência vivida no dia a dia de trabalho para se tornar especialista nos do setor”, enfatizou. “Somos honrados pelo aspecto social de levar saúde e qualidade de vida para a população”, emendou. Antes de anunciar os três homenageados da edição 2019, Viviana reforçou que “a AESabesp incentiva e fomenta essa capacitação e aprimoramento técnico e busca a valorização e reconhecimento dos profissionais do setor. Valorização tão desejada. Uma conquista de um momento pleno da carreira”.

Os homenageados, nas palavras de Viviana, “trabalham por um mundo melhor para população brasileira. São pessoas especiais que foram destacadas em suas carreiras e reconhecidas pelos seus colegas. Uma justa homenagem aos profissionais que geram inspirações em outros profissionais e contribuem para o setor”.  

A Presidente da AESabesp prosseguiu com uma breve apresentação dos destaques do ano. “Mariza Guimarães Prota, que teve sucesso na Sabesp e presenteia o setor com sua brilhante atuação na qualidade técnica e disseminação do conhecimento no Encontro Técnico AESabesp. Edison Airoldi, de carreira ilustre, vencendo desafios constantes para o atendimento do saneamento a população, agora como Diretor continua abrilhantando a Sabesp com ótimos resultados. E Olavo Sachs, que trilhou um currículo ímpar de especialista na Sabesp e tanto contribui para o desenvolvimento do setor como diretor e presidente da AESbesp. Que essas pessoas inspiradoras tragam a outros profissionais sucessivas conquistas e realizações para o bem de todos nós”, finalizou Viviana Borges.

Os homenageados da noite, antes de proferir seus discursos carregados de emoção sobre suas experiências ao longo da carreira, tiveram seus currículos lidos pelos colegas: engenheiro Wady Roberto Bom (Edison Airoldi), Alzira Garcia, membro do Conselho Deliberativo da AESabesp (Mariza Prota) e Tarcísio Nagatani, diretor Social da AESabesp (Olavo Alberto Prates Sachs). Eles traçaram uma breve linha do tempo com a história pessoal e profissional dos premiados de 2019 e destacaram as principais atividades em suas áreas de atuação.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é airoldi2-1024x682.jpg
Escrever legenda…

Edison Airoldi iniciou a sua fala agradecendo a presença dos colegas, as palavras da Presidente Viviana Borges a à entidade pelo honroso reconhecimento. “Para mim, é motivo de orgulho receber o prêmio em companhia de Mariza Prota e Olavo Sachs. Estou muito bem acompanhado e muito feliz”, frisou. “Tive a sorte de encontrar emprego na Sabesp, que me deu um nobre propósito de vida, um vez que fazer saneamento é contribui para a vida, para a saúde pública e para o desenvolvimento social e ambiental. Saneamento é inclusivo, é cidadania. Temos um dever muito grande de atender as populações. Agradeço à Sabesp, esta fantástica empresa, que hoje atende 28 milhões de o pessoas, uma das maiores empresas do mundo em saneamento, pelas oportunidades que me foram proporcionadas ao longo da minha carreira”, discursou. “Todos nós devemos nos sentir muito orgulhosos por termos, ao longo na nossa vida, contribuído para que a Sabesp no decorrer do tempo se tornasse essa grande empresa que é hoje”, sublinhou Airoldi.

 “Tenho desenvolvido meu trabalho ao lado de pessoas muito especiais e queridas”, prosseguiu o diretor da Sabesp, “acima de tudo, muito importante na vida é gente. Nestes 38 anos de empresa, tive o privilégio de conviver e apender com grandes colegas engenheiros de outras áreas do conhecimento e com o pessoal operacional. Saúdo a cada um dos colegas”, ressaltou, antes de aprofundar e contar detalhes da sua trajetória na companhia. Para finalizar, Airoldi agradeceu mais uma vez à AESabesp pela homenagem, às presenças dos amigos e familiares e da esposa, sua “grande companheira de todas as horas de uma vida inteira”, disse, emocionado.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é mariza-pulpito-1024x682.jpg

Em sua vez, Mariza Guimarães Prota lembrou da cerimônia de 2018, quando leu o currículo da homenageada daquele ano, e se sentiu honrada por estar no púlpito da tradicional e consagrada festa, considerada por ela uma das mais bonitas da associação. “Se no ano passado me senti tão honrada, imagina neste ano quando soube que faria parte, mas em uma outra posição”, comentou. A homenageada contou que se perguntou o porquê de ser sido escolhida. “O que fiz para ser indicada para esta importante homenagem? Pensei na minha trajetória na AESabesp, na Sabesp e no saneamento e percebi que este ano completo 40 anos de formada, dedicados à engenharia e ao saneamento, sendo 31 deles a Sabesp”, recordou. Ela contou sobre a escolha pela engenharia, trazendo lembranças do pai, que a levava para visitar obras em Bauru/SP e do primeiro estágio no último ano da faculdade (por meio do professor Walter Braga), que culminou em sua entrada na área de saneamento. “Desde o começo gostei muito. Fui me apaixonando por saneamento. A sensação de fazer o bem para a comunidade é grande”, declarou. Mariza destacou que em sua história na Sabesp, o capítulo mais longo foi na Região Metropolitana de São Paulo, mas também atuou no interior do estado. “Devo muito a muitos colegas com quem tive o privilégio de trabalhar. Agradeço a todos pelo companheirismo e pelo que me ensinaram, na parte técnica e pelo apoio e segurança que me deram em vários momentos. Espero ter conseguido contribuir para passar um pouco de conhecimento e apoio aos colegas mais novos. Obrigada á AESabesp por esta oportunidade e por esse momento incrível”, concluiu Mariza.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é olavo-pulpito-1024x682.jpg

O terceiro a falar foi o homenageado Olavo Alberto Prates Sachs. Antes de começar a traçar momentos de sua história profissional, o diretor cultural da AESabesp prestou uma homenagem ao Dia do Engenheiro (comemorado em 11 de dezembro). Olavo contou que seu primeiro estágio foi aos 15 anos de idade e disse que se considera uma pessoa de muita sorte na vida. Apaixonado pela profissão, ele lembrou que na época em que se formou em Engenharia Sanitária, o emprego dos sonhos era trabalhar na Sabesp. “Foi pela Cetesb que me apresentaram pela primeira vez como engenheiro”, recordou. ‘Este é o engenheiro Olavo, que vai fazer um projeto na cidade’. Esta é uma sensação que nunca vou me esquecer”, reviveu e recordou também que a entrevista na Sabesp foi feita por Luiz Panutti, à época Diretor de Planejamento da empresa. “Eu, um aluno recém-formado, em meu primeiro emprego. Fiz a escolha certa”, destacou ao mencionar que abriu mão de outro trabalho para entrar na companhia, a maior do Brasil e 4ª maior do mundo. “Tudo que tenho na vida eu devo a Sabesp. Amamos esta empresa. Fiz colegas que se tornaram amigos para sempre. Não vou citar todos que foram importantes na minha vida, para não correr o risco de esquecer alguém, mas estão no meu coração”, acentuou. “Agradeço às pessoas que acreditaram no meu potencial e deram oportunidade para que eu pudesse cumprir as tarefas a mim confiadas, aos colegas de associação, que se tornaram a minha família, aos funcionários da AESabesp pela lealdade, dedicação, comprometimento e principalmente pelo profissionalismo e respeito que sempre me trataram. Se estou aqui hoje é porque assumi esse desafio de ter sido presidente desta entidade de renome nacional e internacional”, afirmou. “Agradeço à minha família, que é a coisa mais importante, e à minha esposa, que sempre me apoiou em todas as ocasiões”, realçou, emocionado.  

Parabéns aos homenageados e muito obrigado de todos da AESabesp pela  grande contribuição ao Setor de saneamento. 

Para ver mais fotos da premiação, acesse aqui