Prêmio Jovem Profissional AESabesp: confira o depoimento de Allan Saddi Arnesen, vencedor da edição 2015

“O prêmio foi um grande incentivo à continuidade da evolução de minha carreira”, destaca Allan, que atua como engenheiro na Superintendência de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação-TX da Sabesp.

A Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp prorrogou até o dia 31 de maio o prazo de inscrições de trabalhos na edição 2020 do Prêmio Jovem Profissional (acesse aqui). A iniciativa busca profissionais com idade até 30 anos que, por meio de apresentação no Encontro Técnico, contribuam com as necessidades do mercado de trabalho. A premiação ainda colabora com a formação destes jovens, oferecendo oportunidades de divulgarem seus projetos no setor de Saneamento.

O engenheiro Allan Saddi Arnesen já vivenciou esta emoção, em 2015, quando conquistou o primeiro lugar na premiação daquele ano. O trabalho premiado, que lhe rendeu frutos, foi realizado em parceria com a Unidade Operacional MCEC (Controle Sanitário Centro, da Sabesp) sobre a desinfecção de água de reúso com radiação ultravioleta na ETE Jesus Netto. O protótipo apresentado, segundo o profissional, tornou-se, posteriormente, realidade em escala real na ETE, contribuindo com a qualidade do produto água de reúso.

“O fato de ter sido classificado entre os finalistas já foi uma excelente experiência, pois me garantiu uma oportunidade de preparação para a apresentação e defesa do trabalho”, lembra Allan. “Para mim, como engenheiro de uma unidade de apoio da SABESP (Superintendência de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação-TX), o prêmio foi um grande incentivo à continuidade da evolução de minha carreira”, destaca.

Allan conta que utilizou o recurso que ganhou para a realização de uma pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, finalizado em 2017, “cujos conhecimentos aprendidos são constantemente utilizados nos projetos em que participo”. 

A premiação é coordenada pela Química e Conselheira da AESabesp, Maria Aparecida Silva de Paula, que reforça a importância da iniciativa. “A metodologia que formatamos o Prêmio Jovem Profissional teve como base os desafios enfrentados pelos jovens brasileiros em se preparem para uma boa colocação no mercado de trabalho. E a AESabesp tem dado muitas oportunidades para que eles se projetem por meio das suas apresentações dos trabalhos durante o Encontro Técnico”, frisa.