AESabesp Online: webinar relaciona o cultivo de hortas com qualidade de vida e meio ambiente

Evento abordou a importância do tema, com apresentações sobre o Programa de Agricultura Urbana da Sabesp, produção sustentável de produtos orgânicos e plantio em casa.

Nesta quarta-feira, 24 de junho, a Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp promoveu um webinar para discutir o cultivo de hortas e sua relação com a qualidade de vida das pessoas e com o meio ambiente.  

A diretora Cultural e Socioambiental da AESabesp, Márcia Nunes, foi a moderadora do evento online, que teve a participação de Maria da Graça B. Santiago (Sabesp), Albert Sassaki (Sítio Nossa Vida) e Edson Marciéri Pimpinato (técnico agrícola).

Maria da Graça Santiago abriu as apresentações com a palestra “Hortas Urbanas – Programa de agricultura urbana da Sabesp”. Ela explicou que o objetivo da iniciativa da Unidade de Negócio de Produção de Água da Metropolitana – MA é incentivar a produção local, auxiliar na implantação de projetos de hortas comunitárias e gerar renda para a população mais carente.

Segundo a palestrante, há uma troca entre a Sabesp e os agricultores participantes do projeto que traz benefícios para as comunidades. “Oferecemos capacitação técnica e agroecológica para os agricultores. Temos uma parceria com a prefeitura [de São Paulo] e pretendemos aumentar os espaços para melhoria da qualidade de vida da população”, destacou Maria da Graça Santiago.

Albert Sassaki, do Sítio Nossa Vida, ministrou a palestra “Agricultura Orgânica”. Sassaki, discorreu sobre questões ambientais, certificação, cadeia produtiva, sustentabilidade rural, compostagem, solos, alimentos cultivados e panc’s (plantas alimentícias não convencionais). Entre os temas abordados, destacou que há uma constante preocupação da empresa com as questões ambientais.

“Somos guardiões da terra para podermos produzir. Temos certificação de produtos orgânicos e de sustentabilidade, o que é uma garantia para o cliente”, reiterou. “Preservamos 70% da mata que ocupamos no bairro de Parelheiros, na cidade de São Paulo. Exploramos as riquezas naturais com baixo impacto ambiental”, completou Sassaki.

Edson Marciéri Pimpinato ministrou a palestra “Horta em Casa: oficina do vaso à colheita”. O palestrante ensinou quais são as etapas e ferramentas/materiais que podem ser utilizados no plantio da horta nas residências.

“Qualquer pessoa pode fazer”, disse ele. “Recomendo o uso de mudas para o plantio, pois é mais fácil e rápido para fazer e colher”, afirmou, entusiasmado, o técnico agrícola.

A mediadora do webinar, Márcia Nunes, finalizou o evento ressaltando a importância dos trabalhos sociais apresentados pelos palestrantes. “Vão ao encontro dos nossos princípios”, frisou a diretora Cultural e Socioambiental da AESabesp.

Este webinar integra a série de eventos online da AESabesp sobre importantes temas do setor de saneamento e do meio ambiente. Se você perdeu ou deseja revê-lo, não se preocupe, clique aqui e confira mais detalhes na transmissão completa.