Inovação no tratamento de águas: Engeper apresenta tecnologias para redução da condutividade no “Momentos de Tecnologia” da AESabesp

Durante o encontro online no YouTube, nesta quarta-feira (23), especialistas da Engeper destacaram soluções em eletrodiálise reversa e casos de sucesso no reúso e dessalinização de água e efluentes. 

Na quarta-feira, 23 de abril, a Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) promoveu mais uma edição do encontro online “Momentos de Tecnologia”, que contou com a participação da empresa Engeper Ambiental e Perfurações. O webinar foi conduzido por Patrícia Taliberti, coordenadora do Polo Feminino da AESabesp, e teve como palestrantes Lorena Zapata, diretora de Novos Negócios da Engeper, e o engenheiro químico Robson Almeida.

A palestra, intitulada “Inovação na redução de condutividade em águas e efluentes”, apresentou as soluções tecnológicas desenvolvidas pela Engeper, com destaque para a eletrodiálise reversa, voltada à dessalinização e reúso de água. Lorena Zapata introduziu a trajetória da empresa, que possui mais de 45 anos de experiência em perfurações e 25 anos na aplicação de tecnologias para tratamento de água, atuando em todo o território nacional.

A Engeper realiza projetos de captação hídrica, tratamento e reúso de água, monitoramento por telemetria e manutenção de sistemas, além de fabricar equipamentos próprios para dessalinização. Entre os destaques apresentados, está o poço artesiano mais profundo da América Latina, executado em 2017 em Fernandópolis/SP, com 1.650 metros de profundidade. A empresa também firmou parceria com o Governo do Estado de São Paulo, em 2022, para a perfuração de 140 poços conforme normas da ABNT.

Lorena também abordou soluções para manutenção e recuperação de poços, que promovem economia e prolongam a vida útil dos sistemas, além de detalhar projetos de estações móveis de testes e rotas comerciais com tecnologias de remoção de sais e redução de condutividade.

Na sequência, Robson Almeida apresentou casos de sucesso envolvendo o tratamento de água com alta concentração de flúor e nitrato, além da otimização de processos com osmose reversa em aplicações industriais, como na indústria petroquímica.

Para quem não pôde acompanhar ao vivo, a gravação do webinar está disponível no canal da AESabesp no YouTube. assista aqui.

O próximo encontro com a Engeper será em 20 de agosto, às 10h, com o tema “Redução de sais e condutividade em águas e efluentes”